Desenvolvimento da Excelência humana 4º PILAR
4º PILAR PERSUASÃO e INFLUÊNCIA
As Pessoas que querem atingir algo significativo sabem que a habilidade de influênciar os outros faz a diferença e para isso activam o seu Foco no desenvolvimentoda das técnicas de persuasão e influência como um dos maiores desafios do desenvolvimento PESSOAL.
Grandes lideres de referência que movimentaram multidões com grande impacto na sociedade, foram pessoas que possuiram o segredo de como influênciar e o maior ensinamento que nos legaram foi “dar Importância aos outros”, ouvi-los, compreendê-los, respeitá-los, valorizá-los com sinceridade de forma genuina com autenticidade e entusiasmo.
Então a pergunta que podes fazer várias vezes ao dia é :
“Estou a mostrar entusiasmo nos meus relacionamentos com as outras pessoas na forma como interajo com elas, como comunico e transmito as minhas ideias, como vendo os meus produtos, como lidero a minha equipa?
Será que estou a mostrar verdadeiro entusiasmo, verdadeira paixão?
Será que sou exemplo de entusiasmo?
Porque quando há verdadeiro entusiasmo existe envolvimento, comunicação carismática, sintonia e conexão. Não se pode influênciar e inspirar terceiros sem sentir entusiasmo.
“Somos a soma da Influência e do Impacto que temos nos outros durante a nossa vida” Carl Sagan
Nenhuma emoção se espalha tão rápidamente como o entusiasmo.
Todos os outros Pilares, a clareza do Propósito, produzir Energia e ser produtivo, estão sob o nosso controlo, a Influência não está sob o nosso controlo apesar de podermos exercer algum impacto sobre ela.
Uma das razões das dificuldades que as pesssoas têm em ganhar influência na sua vida pessoal e profissional é por não serem capazes de pedir aquilo que querem, e isto acontece porque desvalorizam nos outros a capacidade de se envolverem e terem disponibilidade para ajudar.
As pessoas têm medo do julgamento dos outros e têm baixa confiança, baixa autoestima e medo de ser rejeitados.
Muita gente sonha em ser Influente mas não tem coragem para usar a ferramenta mais Importante: OUVIR PEDIR SORRIR .
Preocupam-se com aquilo que os outros podem pensar e esse é o maior erro.
Para saber se tem influência sob alguém, peça-lhe para fazer coisas.
Aprender a pedir está ligado à nossa capacidade de DAR, é fazer funcionar a lei da reciprocidade.
Consegue dizer o nome das duas pessoas que mais o influênciaram positivamente na sua vida?
Qual foi a maior lição que cada uma dessas pessoas lhe ensinou sobre a vida?
Uma das pessoas mais influentes na minha vida foi o meu pai e a maior lição que me ensinou foi saber pensar e criar oportunidades em situações desafiantes, conseguir com interdependència dar sempre o meu melhor com entusiasmo, contribuir adicionando valor à vida daqueles com quem interajo.
Se estás a querer influenciar os teus colaboradores, a tua equipa, os teus filhos, se tens sido um verdadeiro entusiasta com eles, estás a criar relações para que as pessoas invistam em ti: Qual é o nível de entusiasmo que estás a demonstrar?
Este é o segredo!
É importante saberes que a tua vida será o resultado dos teus comportamentos, e que inevitavelmente somos influenciados pelas pessoas à nossa volta, assim, lembra-te de escolher pessoas que te ajudem a chegar longe.
Tony Robbins diz que a vida das pessoas é um reflexo direto da expectativa do seu grupo de influência.
O grupo de influência é um dos recursos ou ferramentas mais valiosas de que dispomos, e que nos pode ajudar a alcançar os nossos objetivos mais rapidamente e de forma mais eficaz, bem como, a aumentar a nossa confiança. Chamamos grupo de influência ao grupo das pessoas com quem mais falamos e interagimos no nosso dia a dia, aquelas que de certa forma influenciam a nossa forma de pensar e estar na vida.
Todos nós temos um grupo de influência – ainda que grande parte de nós não se aperceba disso, ou não lhe dê esse nome – e por isso é importante perceber que podemos construí-lo de forma mais consciente e eficiente.
É mesmo muito importante rodearmo-nos de pessoas que acreditam em nós, nos nossos objetivos e nas nossas capacidades, que impulsionam as nossas ideias, que nos ajudam quando é mais necessário e que estejam lá quando mais precisamos.
Acontece muitas vezes é que o grupo de influência de alguns de nós está minado de pessoas que, embora sendo bem-intencionadas, contaminam-nos com uma energia muito negativa e pessimista e isso torna-se por vezes determinante para a nossa falta de confiança.
Quais são as pessoas que fazem parte do teu grupo de influência?
Todos nós já tivemos á nossa frente pessoas que demonstravam tão fraco entusiasmo que nos constrangia e pelo contrário pessoas cheias de entusiasmo que nos contagiavam com o seu exemplo.
Influênciar não é manipular. Vivemos num mundo caótico onde há muitas intenções obscuras e todos conhecemos como o marketing agressivo nos condiciona a comprar coisas que não precisamos e que não podemos pagar.
O que distingue a influência da manipulação são as intenções e os valores, a mentalidade abundante e o carácter, de como queremos estar na vida e como nos queremos sentir com integridade.
Tudo o que as pessoas fazem tem uma intenção positiva. Por detrás de todas as intenções, a maioria têm, possivelmente, necessidade de atenção e afecto. Dar atenção e afecto são, em si-mesmas talvez, o caminho para criar influência.
Desafiar as pessoas a crescer
“ Vai conseguir tudo aquilo que deseja na vida se ajudar as outras pessoas a conseguirem o que elas querem.
Zig Ziglar”