202017Set
Transforme os Desafios em Oportunidades de Crescimento

Transforme os Desafios em Oportunidades de Crescimento

Alguma vez se questionou qual a razão porque a maioria das pessoas não consegue viver a vida que deseja e outras nas mesmas circunstâncias conseguem alcançar os Resultados que querem obter?

Foi este pensamento que despertou desde sempre a minha curiosidade. Seria uma questão de Sorte ou de Azar? A resposta apareceu em 2006 com a minha primeira formação em PNL. Há cursos que nos mudam e eu sei que é verdade porque a minha vida mudou devido a esse curso. Realmente não podemos controlar o que nos acontece mas sim podemos controlar e melhorar a forma como reagimos ao que nos acontece. A maioria de nós fomos educados na cultura da civilização ocidental e todos temos algo em comum: Valorizamos a mente racional e queremos resolver todos os problemas através da mente consciente. Esse paradigma deixa-nos limitados de parte dos nossos recursos que são cerca de 90% e correspondem à mente inconsciente. Lembrando o artigo da Cristina Gonçalves (PNL – 5 Pilares para uma vida melhor), o pilar mais básico da PNL assenta no pressuposto “O Mapa não é o território”, é o axioma fundamental deste edifício. Não conhecemos a realidade, cada um de nós fabrica o seu mapa e acreditamos que temos a verdade. O que pensamos sobre nós e sobre o mundo tomamo-lo como sendo a realidade e, esquecemos que ela não é mais do que uma percepção subjetiva ocasionada pela nossa história pessoal. Nós não vemos as coisas como elas são, nós vemos as coisas como nós somos. O que significa que cada um de nós olha para a realidade através do crivo do nosso pensamento, dos nossos julgamentos que são condicionados pelo nosso passado. Todos os dias, a toda a hora, somos invadidos por torrentes de informação que nos chegam das mais variadas fontes através dos nossos órgãos, dos cinco sentidos. Toda a informação que recebemos sofre um processo de transformação, ou seja generalizamos, omitimos e distorcemos de forma inconsciente em função da nossa história Pessoal. Ao longo da nossa vida criámos filtros cognitivos que têm a ver com as nossas crenças, valores, traços de carácter, filtros emocionais e também filtros que são o resultado da nossa cultura, da nossa família, da nossa profissão. É com base neste modelo de funcionamento da mente humana que foram formulados Os 5 Princípios básicos da PNL.


1º Princípio

Percepção é Projeção – Quer dizer que tudo o que percepcionamos e tudo o que expressamos sobre o outro e sobre o mundo são a expressão de nós mesmos. Estamos sempre a falar de nós. As relações que criamos são o espelho de nós. Se sou insegura vejo nos outros a insegurança, se sou talentoso vejo nos outros talento. Assim não temos de nos defender do que dizem de nós …é tudo sobre eles. Acontece o mesmo comigo. Todos os comentários que faço sobre os outros através do meu discurso, são meus, são a minha forma como vejo o mundo, são as minhas crenças, a projeção das minhas experiências passadas os meus medos e inseguranças. Carl Jung, disse: “ Tudo o que nos irrita nos outros pode-nos conduzir a uma maior compreensão de nós próprios”. Não conseguimos ver outra coisa senão o que somos, por isso, quanto mais positivo e ilimitado for, por exemplo, o nosso sistema de crenças pessoal, mais positivo e ilimitado será o mundo que experimentamos. Aquilo que eu percebo do outro ou do mundo não é mais do que a minha imagem do outro ou do mundo. Percepção é projeção porque as percepções que temos são distorções, generalizações e omissões dos 2 mil de bits que entram a cada segundo. Deixamos de fora muita informação. Neste sentido, embora a grande maioria de nós viva no efeito, na verdade, nós somos a causa das nossas experiências… grandes mudanças têm lugar quando somos capazes de nos colocar na causa do que acontece porque é a única forma de podermos mudar o que acontece. E desta constatação nasce o…

2º Princípio

Causa e Efeito – Existe uma relação direta entre causa e Efeito. Esta é uma das chamadas leis universais. Há dois lados: A CAUSA que gera um determinado EFEITO.

  • Se estivermos no lado da CAUSA, estaremos no lado da equação onde dizemos “Sim, eu crio todos os efeitos que acontecem na minha vida, no meu mundo. Eu sou o responsável por tudo o que crio”.
  • Se estivermos no lado do EFEITO, que na verdade é o lado onde está a maioria das pessoas, o que digo é: “Tudo o que me acontece não fui eu que fiz, não fui eu que criei. Foi outra pessoa que me fez, foi resultado de alguma situação externa, eu não sou o responsável”.

Nós somos sempre a causa, não é o mundo que está na relação direta dos nossos pensamentos, sensações e comportamentos, mas somos nós com base nos estímulos externos que somos a causa. Somos responsáveis e não vítimas. Do lado do EFEITO só encontra desculpas e justificações para tudo o que lhe acontece e não consegue agir fica preso ás queixas e vive a apontar dedos. Saia do lado do EFEITO, passe para o outro lado da equação para a CAUSA e vai encontrar os Resultados que quer. Esse é um momento de grande liberdade quando percebes que certos pensamentos têm estado na tua cabeça há anos e eles não são a verdade e temos um enorme leque de opções e oportunidades de mudança.

3º Princípio

Convicções Ilimitadas permitem-nos libertar o nosso potencial e usar todos os nossos recursos. Convicções são regras, opiniões subjetivas sobre si e sobre os outros que não são verdades. Distinga convicções que não são funcionais, que o limitam na vida das que o potenciam e são ilimitadas.

4º Princípio

O sistema Nervoso Central não conhece negações. Se pensar no que não quer é essa a representação mental do que não quer que vai realizar. Não pense no que não quer. Pense no que quer. Este princípio tem grande importância para a formulação de objectivos realizáveis.

5º Princípio

Toda a Aprendizagem, toda a transformação e todo o comportamento ocorrem a nível Inconsciente. Ao contrário do que nos ensinaram o consciente racional joga um papel muito reduzido como veio a ser demonstrado pelas últimas descobertas da Neurociência. A emoção é essencial para a tomada de decisão e o Inconsciente é o reservatório das emoções. A PNL tem como fim tornar conscientes processos inconscientes. Estes 5 Princípios serão ensinados e vivenciados no curso de Certificação Internacional Oficial em PNL (Practitioner) – 130 horas de Outubro 2015 a Fevereiro 2016

Podes aprender mais e mudar a tua vida como eu mudei a minha.

A decisão de fazê-lo é tua.

Desejo-te uma vida plena de realização.

Graça Faria

Trainer em Programação Neuro-Linguística